As 5 Melhores Acções para Melhorar a Segurança dos Peões nas passadeiras à Noite

Os peões nas passadeiras são especialmente vulneráveis durante a noite

Qualquer pessoa na estrada durante a noite está em risco, mas os peões nas passadeiras são especialmente vulneráveis. As mortes de peões são três vezes mais prováveis à noite.

A questão fundamental é que a maioria dos condutores subestima quão má se torna a sua visão à noite. Quando se combina a condução embriagada com a condução cansada, há uma fórmula para a tragédia, representando um risco maior para os utentes vulneráveis da estrada, tais como os peões.

O elevado número de colisões que ocorrem no escuro advoga a priorização de contramedidas de iluminação para aumentar a visibilidade da travessia e a segurança dos peões.

Se é responsável pelo planeamento de trânsito num país, cidade ou vila, provavelmente instalou sinais estáticos, iluminação pública, até mesmo passadeiras pintadas só para descobrir que estas são insuficientes uma vez que os condutores muitas vezes não as veem ou seguem.

Hoje queremos partilhar consigo 5 ações que pode tomar para melhorar significativamente a segurança dos peões nas passadeiras à noite.

 

1. Mude de sinais verticais estáticos para sinais verticais LED dinâmicos

Os condutores são incapazes de cumprir um sinal de que não são capazes de notar. As pessoas respondem muito melhor aos sinais de aviso que representam uma maior atividade. Os sinais verticais LED dinâmicos são otimizados para captar a atenção dos condutores, levando-os atomar melhores decisões enquanto conduzem.

Os sinais LED dinâmicos podem ser instalados em passadeiras, tornando os sinais consideravelmente mais fáceis de visualizar, especialmente à noite e em situações de mau tempo, tais como nevoeiro e chuva intensa. Uma melhor compreensão do movimento contribui para um comportamento mais rápido do condutor.

Os sinais verticais dinâmicos SERNIS são visíveis a mais de 2 Km devido ao elevado fluxo luminoso dos LEDs. Estes sinais podem ser configurados para funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana, a horas programadas ou apenas quando um peão se aproxima, devido à inovadora tecnologia de detetor térmico de baixa potência que pode ser colocado no sinal.

O seu modo de funcionamento pode ser fixo ou intermitente. Pode ser alimentado por energia solar ou elétrica. Isto é útil para qualquer tipo de sinal, mas especialmente para aqueles colocados em locais de tráfego intenso.

 

2. Instale Marcadores de Estrada nas passadeiras

À noite, os condutores nem sempre conseguem ver onde fica a passadeira. Nas passadeiras sem iluminação suficiente, os marcadores de estrada podem oferecer aos condutores sinais de aviso visuais eficientes. Os marcadores de estrada são dispositivos de iluminação LED de baixa manutenção que delimitam as áreas da estrada. Podem ser alimentados por energia solar ou elétrica. Os marcadores de estrada são incorporados na superfície da estrada e podem proporcionar aos condutores uma janela de reação mais ampla do que os olhos do gato padrão e marcadores de pavimento elevados.

É possível instalar os marcadores deestrada nas passadeiras e conectá-los a semáforos e câmaras térmicas para criar uma passadeira inteligente. Quando um peão atravessa a passadeira, os marcadores de estrada piscam rapidamente para alertar os condutores de que um peão está a atravessar. Quando não há peões na passadeira, os marcadores de estrada regressam à sua iluminação estática anterior.

Estes marcadores de estrada também podem ser utilizados nas passadeiras sem semáforo. Podem ter horários programados, como o noturno, e modos de funcionamento, como piscas, programados (saiba mais sobre controladores aqui).

SR-45 Road Stud at Crosswalk 

3. Instale luminárias LED inteligentes nas passadeiras

Acrescentar luminárias LED inteligentes de passadeira é uma solução simples para uma má visão à noite nas passadeiras.

Considere adicionar a IL-LWCL nas passadeiras. A ativação pode acontecer em horários programados ou apenas quando um peão se aproxima, devido à inovadora tecnologia do detetor térmico de baixa potência que pode ser colocado na luminária. Isto poupa eletricidade e evita que as luzes se tornem "ruído branco" para os condutores.

As Luzes LED de passarela são especialmente úteis para melhorar a visibilidade dos peões nas passadeiras à noite em locais de tráfego intenso.

Luminária Inteligente LED Passadeira

4. Acrescente iluminação às linhas brancas

As linhas brancas das passadeiras são eficazes durante o dia, mas são difíceis de ver durante a noite.

Pode instalar o SR-CROSSLED-S em todos os topos das linhas transversais brancas para criar uma iluminação homogénea da passadeiraà noite.

A sua grande área iluminada tem um grande impacto visual, tornando quase impossível aos condutores que se aproximam ignorá-lo. O SR-CROSSLED-S tem um perfil baixo (plano na superfície), assegurando que não perturbará a circulação. 

  SR-CROSSLED-S

5. Instale um sinal de passadeira suspenso

Os candeeiros urbanos brilham em zonas estreitas da estrada, muitas vezes não iluminando o meio, onde os peões são mais vulneráveis.

Instale um sinal de passadeira suspenso iluminado internamente, como o SRL-U2H7, para melhorar a visibilidade dos peões que estão a atravessar. Este sinal tem LEDs brancos frios que se projectão lateralmente para o chão, permitindo que os condutores vejam os peões mesmo antes destes começarem a atravessar a estrada.

   SRL-U2H7

Passadeira Térmica Inteligente

Pode também melhorar a segurança nas passadeiras à noite instalando a PassadeiraTérmica Inteligente (SR-TICS), um sistema baseado em tecnologia térmica que deteta os peões nas passadeiras através do processamento de imagem em tempo real, gerando automaticamente a ativação de um conjunto de avisos através de sinalização vertical e de marcadores de estrada para alertar os condutores de uma forma segura e eficaz. O SR-TICS tem uma câmara térmica que não é encadeada pela luz solar direta, respondendo apenas à assinatura de calor, garantindo 24 horas de deteção de peões e veículos, independentemente da quantidade de luz disponível, reduzindo o risco de acidentes em passadeiras.

SR-TICS 

Remodelação das passadeiras

Se nenhuma destas opções for suficiente para uma localização problemática na sua comunidade, poderá ter necessidade de remodelar completamente a área. Considere alternativas tais como passadeiras elevadas, estreitamento da via, passadeiras com refúgios para peões localizados entre interseções, e extensões de curvas. Pode utilizar todas estas ações em articulação com as 5 acima sugeridas.

 

Educação dos peões sobre passadeiras durante a noite

É igualmente importante que os peões sejam cautelosos durante a noite enquanto utilizam as passadeiras. Olhe para ambos os lados antes de atravessar a rua e assuma sempre que qualquer carro que se aproxima só o verá quando parar completamente. Contudo, a responsabilidade de evitar uma colisão é do condutor. As mortes de peões são geralmente consequência de uma condução imprudente.