A vida merece algo além do aumento da sua velocidade

Hoje (21 de setembro) celebra-se o Dia Europeu sem uma morte na estrada e entre as 10h e as 12h a SERNIS e a GNR de Braga promoveram uma “Operação STOP” realizada pela GNR em 3 entradas da cidade de Braga. Com esta ação pretendíamos sensibilizar os condutores para a necessidade de conduzirem a velocidades dentro do limite estabelecido e velocidades adequadas. Foram distribuídas brochuras aos condutores com informações relevantes, nas quais os questionamos se “Chegar 5 minutos mais cedo vale a pena o risco?”, mostrando as diferenças entre uma colisão a 50 km/h e uma colisão a 80 km/h podem provocar numa criança.

Ao longo da manhã foram realizadas ações em 3 lugares de Braga: Variante do Fojo, Circular Sul de Braga e Alívio (Vila Verde). Cerca de 300 veículos foram mandados parar pela GNR, mas viram com alívio que a GNR não estava lá para os multar por excesso de velocidade, mas para os sensibilizar para os perigos de conduzir em excesso de velocidade.

A maioria dos condutores admitiu que conduzir em excesso de velocidade era algo usual de acontecer e que muitas das vezes o faziam sem ter consciência disso. Alguns mostraram-se já consciencializados para o perigo de conduzir a velocidades excessivas especialmente pelo facto de terem filhos e respeitarem mais os limites de velocidade quando eles estavam presentes nos carros.

A campanha de sensibilização foi bem recebida pela população e demonstraram-se chocados com os danos que um acidente a 80Km/h podia fazer numa criança.

Com uma campanha baseada na célebre frase de Mahatma Gandhi “A vida merece algo além do aumento da sua velocidade”, a SERNIS e a GNR pretendiam/pretendem sensibilizar a população bracarense para os perigos de conduzir acima do limite de velocidade. Que o “prazer imediato” de carregar no acelerador e a “recompensa” de demorar menos tempo a chegar de A a B podem ter um preço muito mais elevado do que aquele que o seu inconsciente lhe transmite.

Ocorreram 1,2 milhões de mortes na estrada em 2016. O relatório “Managing Speed” publicado pela Organização Mundial da Saúde revela que o excesso de velocidade contribuiu para um em cada três acidentes de trânsito no mundo