Projectos co-financiados pela UE

portfolio12

Descrição do projecto

ldentificação e Enquadramento do projeto;


SERNIS-FORMAÇÃO E SOLUÇÕES TECNOLÓGICOS LDA


Aviso: 16/SI/2015

Designação: VALES INOVAÇÃO

Programa Operacional: Programa Operacional Competitividade e Internacionalização

Objetivo Temático: OT 1 - Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação

Prioridade de Investimento: PI 1.2 - A promoção do investimento das empresas em inovação e investigação

Tipologia de Intervenção: TI 47 - Atividades de I&D empresarial

Montantes  Investimento: 368.801,74

Montante Elegível: 340.028,64

Incentivo Não Reembolsável: 231.102,15


Localização do projeto: Quinta do Carreiro Lote 14 -4700-154 Braga


Síntese do Projeto: Descrição e objetivos:

O projeto visa o desenvolvimento de um sistema para instalar no pavimento das vias de circulação rodoviárias, com elevação dinâmica e iluminação LED controladas em função da velocidade, composto por detetor de velocidade, controlador e marcadores de chão, com a funcionalidade de controlar a velocidade dos veículos em zonas críticas.

O sistema terá vários marcadores para que o condutor sinta a sua presença aquando da passagem e não tente passar ao lado  como acontece atualmente com as lombas, tornando-as, várias vezes, ineficientes. A sua elevação será função da velocidade, tornando-se impercebível abaixo da velocidade requerida e agressiva acima dessa velocidade.

O novo marcador terá dois tipos de aviso para o condutor: vai elevar a sua altura acima do solo e iluminar-se em função da velocidade dos veículos que se aproximam. Haverá 3 níveis de aviso. O foco desta pesquisa será o processo que permita a elevação do marcador de chão, mantendo todas as características mecânicas inerentes ao seu bom funcionamento.

Este sistema será instalado em locais em que é fundamental que os carros reduzam a velocidade aquando da sua passagem. Perto de escolas, zonas com uma média elevada de acidentes causados por velocidades excessivas.